Análise literaria do livro "Brincadeira mortal"

1- Bibliografia
Pedro Bandeira (de Luna Filho) nasceu em Santos, SP, em 9 de março de 1942, onde dedicou-se ao teatro amador, até mudar para São Paulo a fim de estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Morando então na capital, casou-se com Lia, com quem teve três filhos: Rodrigo (31) e Marcelo e Maurício (28). Ah! E tem duas netinhas: Melissa e Michele. Além de professor, trabalhou em teatro profissional até 1967 como ator, diretor, cenógrafo e com teatro de bonecos. Mas desde 62, Pedro já trabalhava também na área de jornalismo e publicidade, começando na revista "Última Hora" e depois na editora Abril, onde escreveu para diversas revistas e foi convidado a participar de um coleção de livrinhos infantis. O primeiro livro "O dinossauro que fazia au-au", voltado para as crianças, fez um grande sucesso.

2- Resumo do enredo
A obra conta a historia de um menino chamado Fred que vivia no mundo de personagens imaginária e sonhava em ser um, gostava de aventuras e perigos.
Até que um dia tentando estudar para a recuparaçãi de matematica ele a vista pela janela um moço saindo de um beco escuro. Com isso ele fica curioso e acha melhor ir até lá. Chegando no " Beco dos ratos" ele a vista um velhor morto e acha melhor ligar para a policia.
Alguns minutos depois Sampaio e Pdreira chegam (delegados) e sem perder tempo começam a investigaçaõ. Não descobrindo nada eles acham melhor deixar Fred em casa. Chegando lá, sua mãe estava preocupada. Mas foi tudo esclarecido á ela. Então achou melhor deixar Frederico de castigo, sem TV. Passado algum tempo bate-se na porta, era o delegado, dizendo que Fred ir á delegacia. Mas a mãe achou estranho pois acabara de sair os policiais. Então ela falou que iria o chamar. Enquanto isso ele subia junto com ela e abrindo a porta Fred não se encontrava lá. Fred correu para cima do telhado e foi para casa de Bebel e contou tudo para ela. Ela só acreditou quando ele mostrou o criminoso pela janela. Aí achou melhor o ajudar. E eles juntos conseguiram e cabaram descobrindo que Sampaio e Scar eram os criminosos. E com isso ficou conhecido como herói.
3- Personagens
Redondas ou esferica como Fred e personagem plano como Bebel, Pedreira e Sampaio.
" Seu nome era Frederico. Simpelsmente Fred para todo mundo. Capitão Fred Kid dentro de sua cabeça. Ou Fred Billy, Super Fred, Fred Rambo ou o que ele mesmo quissese, dependendo da situação. [...]"

4- Tempo

N obra observamos o uso dos dois tempos o cronologico e o psicologico, foi importante para podermos observar a imaginação da personagem e tambem para podermos ver a sequência que ocorre os fatos. 
Psicologico: "[...] Em seus pensamentos, o garoto estava sempre envolvidos em perigos [...]" 
Cronologico: "[...] A noite ja caíra completamente [...]"
5- Espaço
Casa de Fred, beco e obra. Porque são nesses ambientes que aconteceram os fatos descrevidos no livro e o que realça são que os locais deixam o livro bastante interessante e emocionante "[...] Sua casa fazia parte de uma dezena de casinhas geminadas que ocupavam todo o quarteirão. [...]"

6- Foco narrativo 

3ª pessoa
"[...] Mais Fred nem ligou para excitação dos colegas. [...]"
7- Estilo
Com seu estilo própio as obras de Pedro Bandeira são marcadas por prenderem os leitores nas tramas emocionates e bem estrturadas, ele caracteriza-se por ser ágil e eletrizante em sua obras.
"[...] Apoiou-se no batente da porta e seus dedos tocaram o interruptor. 
Sem raciocinar, acendeu a luz [...]"

8- Verossimilhança

O texto recria uma realidade que pode acontecer no cotidiano de muitas pessoas. 

"[...] Uma claridade amarela invadiu o quarto e uma mancha branca que Fred mal distiguira surgiu como um amágica macabra: meio caído para fora da cama, o corpo de um velhi de olhos esbugalhados exibia horrendas bocas vermelhas, gargalhando seu sangue por sobre os lençóis. [...]"

9- Conclusão

Concluimos nessa análise literaria que a obra e o autor Pedro Bandeira teve muita importância para nossa literatura, pois ele foi um importante escritor com traços marcantes que foram marco para nossa literatura e para formação do leitor.